domingo, 27 de março de 2011

Donos recorrem à Justiça para evitar morte de cachorros



   O pitbull Vlad, tratado com remédio usado para combater doença reumatológica em humanos

Animais com leishmaniose escaparam do sacrifício após Judiciário ser acionado; ministério discorda de tratamento

Especialistas dizem ser possível controlar doença com remédio, mas teme-se que ação prejudique humanos


ELIDA OLIVEIRA
DE SÃO PAULO 

Donos de cães com leishmaniose lutam na Justiça para livrá-los da eutanásia. Para o Ministério da Saúde, os animais devem ser sacrificados logo após o diagnóstico para evitar a contaminação de pessoas e outros animais.


A doença, causada por protozoário e transmitida pela picada do mosquito-palha, pode matar. Especialistas garantem, porém, que é possível controlá-la com remédio.


O problema é que não há drogas veterinárias aprovadas no Brasil para esse fim, e os ministérios da Saúde e da Agricultura proíbem o tratamento de cães com medicamentos destinados a humanos desde 2008. O objetivo, afirmam, é evitar que o protozoário se torne resistente.


Há duas vacinas cadastradas no Ministério da Agricultura e Pecuária para prevenir o contágio, mas não estão disponíveis na rede pública.
Em meio à polêmica, a psicóloga Márcia de Jesus, 45, de Belo Horizonte, tratou o pitbull Vlad, de oito anos, com um remédio usado para combater uma doença reumatológica em humanos.


Ela conseguiu mostrar à Justiça que o cão não tem mais sinais da doença, contraída há seis anos, e não representa perigo. Venceu a ação.


Em Presidente Prudente (a 558 km de SP), a dona de casa Angela Maria da Silva, 50, ainda aguarda uma sentença que pode salvar Pluto, um SRD (sem raça definida) de sete anos, da morte.


Pluto está no canil municipal desde agosto do ano passado, sob ordem judicial. Antes disso, foi tratado com um antifúngico usado em gestantes com leishmaniose.


O Ministério da Saúde não sabe quantos cães são sacrificados por ano no Brasil por causa da doença.


O secretário nacional de Vigilância em Saúde, Jarbas Barbosa, afirma que a eutanásia é indispensável para cães doentes. "Tratá-los significa usar em larga escala os poucos medicamentos que temos para leishmaniose e, com isso, reduzir a eficácia dos produtos em humanos."



FONTE: FOLHA

3 comentários:

  1. Pessoal, a história não para por aqui. Este animal de Presidente Prudente teve a oportunidade de ser submetido a novos exames como contra-prova, e os resultados dos exames específicos, feitos em laboratório conceituado, deram NEGATIVO. E mesmo assim o cão continua preso no CCZ. Isso mesmo, seus 4 exames deram NEGATIVO!!
    E agora eu pergunto: Por que mantê-lo preso? Pra que tamanho sofrimento?

    ResponderExcluir
  2. tatiana entre em contato comigo... marcelo.spag@veterinario.med.br .

    ResponderExcluir
  3. Precisamos fazer uma campanha pelo PLUTO em toda Presidente Prudente. Com fotos dele. Estou tentando contactar sua dona. Eu o vi no zoonoses e ele é muito amoroso. Gostaria de fazer algo para ajudar salva-lo com ajuda das pessoas que possam se unir nesta causa.

    ResponderExcluir