segunda-feira, 5 de setembro de 2011

MATAR NÃO RESOLVE! Bauru registra três novos casos de leishmaniose em 2011


Um homem de 72 anos e duas meninas, uma de 2 anos e outra de 6 anos são as vítimas


  A Secretaria Municipal de Saúde informou nesta segunda-feira (5), a confirmação de mais três casos de leishmaniose em Bauru. Assim, o município totaliza 19 casos da doença em 2011, com dois óbitos.  

Os três novos casos referem-se a um homem de 72 anos, morador do parque Santa Terezinha e duas meninas, uma de 2 anos e outra de 6 anos, ambas moradoras da vila Pousada da Esperança. Todos estão sendo tratados pela equipe do Hospital Estadual de Bauru.

A leishmaniose é transmitida por vetores da espécie Lutzomia longipalpis; mosquitos de tamanho diminuto e de cor clara, conhecidos comumente como mosquitos “palha”, que vivem em ambientes escuros, úmidos e com acúmulo de lixo orgânico (ex: galinheiros).

Pessoas e outros animais infectados são considerados reservatórios da doença, uma vez que o mosquito, ao sugar o sangue destes, pode transmití-lo a outros indivíduos ao picá-los. Em região rural e de mata, os roedores e raposas são os principais; no ambiente urbano, os cães fazem esse papel.
Os animais infectados pelo mosquito palha apresentam como principais sintomas, o emagrecimento, crescimento das unhas e queda dos pelos.

Febre de longa duração, fraqueza, emagrecimento e palidez são alguns dos sintomas apresentados pelos humanos, quando infectados. O período de incubação é muito variável: entre dez dias e dois anos.

Assim, a manutenção da limpeza nos quintais, o acondicionamento correto do lixo orgânico (restos de comida, cascas de frutas, verduras e outros) são medidas preventivas contra a doença que devem ser tomadas pelos responsáveis  pelos imóveis com edificações ou não no município.

Fonte: Rede Bom Dia 


Nenhum comentário:

Postar um comentário