domingo, 28 de agosto de 2016

Ministério da Saúde autoriza tratamento de cães com Leishmaniose



Hoje foi um dia especial e gostaria de dividir com todos vocês. Recebemos o documento com a aprovação do Ministério da Saúde e da Agricultura - MAPA, autorizando o tratamento da Leishmaniose Visceral Canina com o Milteforan, da Virbac.
Foram 18 anos da minha vida profissional com dedicação exclusiva na tentativa de dar uma qualidade de vida para os cães com Leishmaniose Visceral. Quem me conhece sabe que durante todos estes anos foram inúmeras batalhas, tristezas, sofrimento, muitas palestras em todas as regiões do Brasil e em outros países, mas enfim conseguimos a liberação de uma droga de uso veterinário para o tratamento desta terrível doença. 

Este fármaco que foi testado em Andradina, no Hospital Veterinário Mundo Animal (Pesquisadores responsáveis Fábio dos Santos Nogueira , Ingrid Menz e Marcio), representa um marco na Medicina Veterinária pois encerra uma discussão que já dura mais de 60 anos. Foram vários profissionais envolvidos e agradeço Ana Paula Lopes Romariz, Dayrine Candido, Claudia Oka, Elis Nalu, Letícia Mola, no auxílio e tratamento dos animais e na realização do Xenodiagnóstico; Marcio Moreira pesquisador responsável pelas análise citológicas e imunoistoquímica de pele; Professora Vera Ciocolla pela realização do PCR em tempo real; Equipe da Professora Eunice Gallati e Freddy na leitura do Xenodiagnóstico. Agradecimento especial à Virbac - Valdir Avino e Clóvis - que acreditaram no projeto e deram todo o suporte necessário. A minha esposa e os meus filhos que entenderam todas as minhas ausências durante estes anos. E aos amigos do Brasileish, que sempre lutaram com outras pesquisas e projetos, Vitor Marcio Ribeiro (exemplo e pioneiro no tratamento da Leishmaniose no Brasil); Filipe Dantas-Torres (nosso maior representante no Mundo - referência à ser seguida); Manfredo Werkhauser eAnclivepa Brasil, Paulo Tabanez, André Luis Soares da Fonseca, Octávio Estevez, Antônio, Sidney Magno, Arthur Paes Barretto. Agora podemos comemorar Vivi Vieri,Diga Não A Leishmaniose, Otávio Volpato, Afonso Perez Junior, Luiz Eduardo Ristow Ristow, Adriane Costa-Val, Andréa Pinheiro Gomide, Anilton AraujoArmen Thomassian, Beto Araujo, Sonia Farias.

Dr. Fábio Nogueira

Nenhum comentário:

Postar um comentário