quinta-feira, 21 de outubro de 2010

Governo de SP protege cães da leishmaniose

Em todo o Brasil, animal contaminado com a doença deve ser sacrificado
O Brasil é o único país do mundo que mata animais com a desculpa de controle da doença
Todos os outros países tratam os animais com leishmaniose


Para impedir que São Paulo sofra um surto de leishmaniose visceral canina, o governo estadual pretende distribuir, pela região de Adamantina, coleiras com repelente contra o mosquito que transmite a doença. O produto seria utilizado pelos cães para impedir a presença do mosquito palha, conhecido como cangalinha em outras partes do estado.


Além disso, microchips também seriam implantados nos animais, o que facilitaria o controle sobre o tratamento dado por seus donos. Os veterinários também querem que o Brasil altere uma polêmica regra, que determina o sacrifício de todos os cachorros contaminados.


Em entrevista a Patricia Rizzo, Ricardo Ciarávolo, pesquisador da Superintendência de Controle das Endemias de São Paulo, mencionou a força do repelente para impedir a contaminação com leishmaniose, enquanto Mauro Alves, veterinário e consultor da Rádio Jovem Pan, comemorou a atitude do governo paulista.


De acordo com ele (que elogiou a implantação dos chips), a distribuição das coleiras é o primeiro passo para uma mudança de atitude. Além disso, continuou, o sacrifício dos cães é um grande erro, já que existem medicamentos que permitem o tratamento da leishmaniose visceral canina.

FONTE - JOVEM PAN

2 comentários:

  1. Infelizmente aqui em Campo Grande - MS, as autoridades pensam diferente de SP. A matança é desenfreada. O pior que essa prática não está resolvendo. A leishimaniose continua aumentando. Se matar todos os cães da cidade o flebótomo vai procurar outro hospedeiro...

    ResponderExcluir
  2. Graças a Deus muitos veterinários, os BONS veterinários, já estão conscientizando os donos (e nem é por mercenarismo, porque muito ainda não tratam!)de que a pessoa NÃO É OBRIGADA A MATAR SEU ANIMAL POR CAUSA DE LEISHMANIOSE! Tem tratamnto e vacina!
    Eu infelizmente moro numa cidade do interior cuja administração já é péssima, imagine em questões como essa. Estou planejando uma campanha sozinha para acabar com essa palhaçada, tenho a lei do meu lado! E assim que conseguir inaugurar minha clínica, lógico que vou instituir o tratamento consciente e a preço justo.Eu NÃO SACRIFICO ANIMAL COM LEISHMANIOSE!Nem se estiver no estágio sintomático! Já vi casos horríveis se reverterem e cães á beira da morte hoje estão vivos e saudáveis!

    Dra. Alana R. Silveira
    CRMV 10240

    ResponderExcluir