segunda-feira, 16 de agosto de 2010

Tutor é obrigado a entregar seus cães para sacrifício em Santo Ângelo-RS

Justiça determina eutanásia de cães com leishmaniose
  Dono se negava a entregar dois pitbulls doentes para a Vigilância Sanitária
                Silvana de Castro | silvana.castro@zerohora.com.br



Por meio de uma liminar, dois cães com leishmaniose foram sacrificados em Santo Ângelo, nas Missões.

Atendendo a um pedido do Ministério Público, a Justiça determinou a busca e apreensão dos bichos e a eutanásia, para impedir a disseminação da doença. De acordo com a promotora Paula Regina Mohr, a ação foi necessária porque o proprietário dos animais se negava a entregá-los para a Vigilância Sanitária, mesmo após a confirmação da doença, feita pelo Laboratório Central de Saúde Pública, ligado à Fundação Estadual de Produção e Pesquisa em Saúde (Fepps).

Os pitbulls teriam contraído a leishmaniose em São Borja, cidade que passou a registrar casos no ano passado. Na tarde de ontem (terça), a liminar foi cumprida e os cães mortos com uma injeção letal, depois de serem anestesiados.

A leishmaniose é uma doença crônica que atinge principalmente cães e é transmissível ao homem, podendo ser fatal se não tratada. A transmissão ocorre por meio da picada do inseto flebótomo, conhecido como mosquito palha ou birigui. Segundo a promotora, o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento determina que cães com a doença devem ser sacrificados de forma não cruel.

Conforme o médico veterinário da Vigilância Sanitária do município, Júlio Cesar Terra Dias Junior, o inseto transmissor não foi encontrado na cidade. Mesmo assim, será coletado sangue para análise de 100 cachorros das imediações da casa onde estavam os dois bichos doentes.

No ano passado, seis animais foram sacrificados no município. Houve o registro da enfermidade em humanos - em uma criança de sete anos que residia próximo ao local onde estava um dos cães contaminados.


2 comentários:

  1. Bom dia Lilian! O CCZ de Campo Grande ligou na minha casa falando que iriam buscar meu cachorro para sacrificá-lo em alguns dias, pois o exame que fizeram na coleta de sangue deu POSITIVO. Meu cão se chama Flea (se fala Flí), tem 11 anos, é um Fila Brasileiro super dócil, todo mundo do meu bairro ama ele. Me informei no seu blog que eles não tem autoridade para fazer isso, imprimi a lei e mostrei pra eles. Segui adiante e fiz exames de contra-prova e o resultado foi NEGATIVO para Leishmaniose. QUE ABSURDO! Os filhos da puta do CCZ iriam matar o meu cãozinho saudável. Triste saber que eles fazem isso, e os desavisados entregam seus cães para sacrifício sem ao menos contestar essa máquina de matar. Obrigado pela ajuda!

    ResponderExcluir
  2. Vinicius, que boa noticia voce me traz. Só de saber que esse meu trabalho conseguiu salvar uma vida, já recarrega minhas forças para continuar a batalha. Parabéns a voce e muitos anos de vida e felicidade ao seu lada para o Flea. Deus os abençõe.

    ResponderExcluir