sexta-feira, 8 de julho de 2011

Nasce BRASILEISH – Grupo de Estudos sobre Leishmaniose Animal.


Criada para o estudo e troca de informações técnicas sobre a leishmaniose

Comunicado oficial da entidade: No dia 17 de junho de 2011, na sede do Conselho Regional de Medicina Veterinária Regional Minas Gerais (CRMV MG), foi criada uma associação científica, que pretende reunir médicos veterinários clínicos de pequenos animais, para o estudo da Leishmaniose em animais. Essa associação adotou o nome de BRASILEISH – Grupo de Estudos sobre Leishmaniose Animal. Os membros fundadores do BRASILEISH são os médicos veterinários André Luis Soares da Fonseca, Fábio dos Santos Nogueira, Ingrid Menz, Manfredo Werkhauser, Paulo Tabanez e Vitor Márcio Ribeiro, que se inspiraram nos colegas europeus quando criaram o LEISHVET. O QUE SERÁ O BRASILEISH:
  • Identidade: 
Associação de caráter científico formada por veterinários, sem fins lucrativos, dedicada à pesquisa e orientação ao manejo clínico de Leishmaniose em animais na Medicina Veterinária do Brasil.
  • Princípio: 
Defesa e respeito à vida humana e animal, pautados em valores éticos e científicos.

  • Objetivos: 

  1. Orientar os clínicos veterinários e discutir junto as autoridades sanitárias sobre os melhores métodos diagnósticos, tratamentos e medidas de prevenção da Leishmaniose nos animais.
  2. Orientar os órgãos de classe, entre eles o CFMV e CRMVs, sobre as evidencias cientificas da doença nos animais. 
  3. Estabelecer recomendações que sejam reconhecidas a nível nacional e internacional.
  4. Orientar a população, através da mídia e eventos populares, sobre a prevenção, tratamento e realidade da doença no país.
  5. Estudar, elaborar e executar trabalhos de pesquisa destinados ao manejo da doença nos animais.
  6. Disponibilizar diálogo com todas as instituições de outras profissões e organizações não
  7. governamentais sobre os aspectos da Leishmaniose nos animais.
  8. Médicos veterinários de todo o país comprometidos com a defesa e respeito à vida humana e animal serão convidados a compor o quadro social do BRASILEISH. 
  9. A próxima reunião do BRASILEISH ocorrerá no dia 28 de outubro de 2011, em Belo Horizonte, véspera do VII Simpósio Internacional de Leishmaniose Visceral Canina. Haverá durante o Simpósio, a apresentação do BRASILEISH aos médicos veterinários. 
Da esquerda para a direita: Dr Manfredo Werhauser, Dra Ingrid Menz, Dr Vitor Marcio Ribeiro, Dr Paulo Tabanez, Dr. Fábio Nogueira e Dr. André Luiz Soares da Fonseca


O BRASILEISH está ligado à ANCLIVEPA MG na organização do VIII Simpósio Internacional de Leishmaniose Visceral Canina, que será realizado nos dias 29 e 30 de outubro de 2011 e terá o tema : “Leishmaniose Visceral Canina x Centro de Controle de Zoonoses – Realidade na Europa e no Brasil. ” 


Nosso convidado especial será o Dr. Javier Lucientes, chefe do Centro de Controle de Zoonoses da cidade de Madri – Espanha e que foi o consultor europeu da Organização Mundial de Saúde durante o Encontro de Expertos em Leishmaniose Visceral nas Américas promovido pela Organização Panamericana de Saúde e Ministério da Saúde do Brasil, ocorrido em Brasília, Brasil, em 2005. 



VENHA PARTICIPAR DO MAIOR CONGRESSO DA ANCLIVEPA NA CAPITAL MAIS ACONCHEGANTE DO PAÍS!

Faça sua inscrição individual ou dupla inscrição. Na dupla inscrição você ganha desconto especial.


Fonte: Anclivepa

Nota: 
A Leishmaniose é uma antropozoonose (doença que se transmite dos animais aos homens e vice-versa).

O cão é o portador mais bem estudado e por isso é considerado o principal reservatório doméstico, porém outros animais como gatos, raposas, gambás, roedores, também são reservatórios da doença.

O transmissor da doença é o mosquito palha, mas o combate ao mosquito praticamente não existe no Brasil.

Hoje no Brasil todos os animais com "suspeita" de Leishmaniose devem ser mortos, e o tratamento com medicamento de uso humano é proibido. Não existem medicamentos de uso veterinário.

Não há estudos que comprovem que matar animais resolva o problema, uma vez que a prática da matança acontece há décadas e o índice de casos humanos só tem aumentado.

Cerca de 48%, dos resultados dos exames atualmente realizados nos cães, tem resultado falso positivo.

O BRASIL É O ÚNICO PAÍS NO MUNDO QUE MATA CÃES COM LEISHMANIOSE... TODOS OS OUTROS TRATAM A DOENÇA.

Um comentário:

  1. Aqui em Valadares MG a matança ta decretada, não haverá misericordia, pode ser o lema, infelizmente elegemos governantes que não pensam no bem star da pessoas, entendo que somente deveriam matar quando não tivesse alguem disposto a bancar o tratamento, ou não tivesse solução.

    22/07/2011
    Gêneses

    ResponderExcluir